Quem vai construir uma casa ou pretende comprar um imóvel nutre uma área de dúvidas sobre o alicerce da obra, como é feito e sua importância na construção civil. Este tipo de questionamento é interessante porque muitas pessoas desconhecem o processo de construção de um alicerce em uma obra.

 

 

A base é o cálculo

Resumidamente, o alicerce de uma obra é a estrutura da construção em si. Assim, é a fundação que faz com a obra fique em pé e se sustente até a finalização. Para que essa estrutura seja segura, há uma série de cálculos e detalhes que precisam ser seguidos à risca, a fim de que não ocorram erros.

Desse modo, tanto os cálculos quanto a construção do alicerce devem ser bem executados. Neste ponto, é perceptível que o alicerce, ou fundação, é responsável por transferir toda a estrutura da obra para uma área maior no solo. Na prática, isso significa que é a partir do alicerce que um imóvel se sustenta no solo.

O alicerce de uma obra está diretamente ligado com as matérias-primas utilizadas comumente nas fundações: aço e concreto. Há outra consideração importante para entender a importância de um alicerce: a fundação fica abaixo do solo.

Em detalhes, o alicerce tem uma série de pontos que impedem que o imóvel venha a fundar no solo, que deve ser muito resistente.

 

Tipos de alicerce

No dia a dia de profissionais da construção civil, existem quatro tipos de fundações: direta, com estacas cravadas, de tubulações e de barretes.

Na fundação direta, são cavados buracos na profundidade do solo de cerca de 2 metros. Esses buracos são preenchidos com concreto e a estrutura deste tipo de alicerce é denominado de sapata ou fundação rasa. O solo, no caso da fundação direta, deve ser resistente e ter baixa umidade.

No caso das estacas cravadas, o alicerce possui vigas de aproximadamente 40 cm de diâmetro que são cravadas no solo uma das sobre as outras. A profundida, comumente, é de 8 a 12 metros e é feita por máquinas bate-estacas.

No alicerce de tubulação, são escavados buracos no terreno até que se encontre um solo firme de sustentação e edificação de um imóvel. Neste procedimento de fundação, são colocados tubos de aço preenchidos, posteriormente, com concreto.

O resultado final é a construção de colunas de concreto que são revestidas por aço. Por sua vez, o alicerce de barretes é feito em buracos que são preenchidos com lama resistente.

Nesse tipo de fundação são utilizados tubos no fundo dos buracos, que são preenchidos com concretos que eliminam, consequentemente, a lama. Após o concreto secar, o alicerce está pronto.

 

Para conhecer mais detalhes sobre o alicerce da obra, acesse agora mesmo o site da Vendrame Construtora.

Acompanhe também outros conteúdos relacionados ao mercado imobiliário e da construção civil, curta a nossa página no Facebook.